Opções para encaixar no dia a dia

Sim, você vai dizer que a correria do dia a dia dificulta ou até impede que você faça aquele curso que tanto deseja.

Afinal, além da sua vontade de querer acrescentar novos cursos ao currículo, há ainda a cobrança que o mercado de TI impõe, de atualização constante e de qualidade.

Para facilitar, elencamos 4 dicas para você incluir cursos de programação nas suas atividades diárias. Confira:

 

Curta duração

Os cursos de curta duração são excelentes opções para quem já possui experiência na área mas precisa de atualização ou deseja estudar um assunto específico. Eles também podem ser as melhores opções para quem tem pouco tempo durante o dia, pois são mais fáceis de encaixar em curtos períodos. Por serem cursos rápidos e com menor prazo para desenvolvimento de novas competências, costumam ser procurados por profissionais mais maduros. No entanto, nada impede que programadores iniciantes ou pessoas que querem entrar no mundo da programação optem por esse tipo de treinamento como forma de começar sua carreira. Existem cursos de curta duração altamente qualificados e com conteúdo suficiente para esse pontapé inicial; tudo vai depender do objetivo de quem os procura.

 

Cursos noturnos

Se o seu dia não permite nenhuma folguinha, opte por cursos no período noturno. Essa é uma das escolhas mais comuns entre profissionais que já estão no mercado de trabalho e preocupam-se em manter o conhecimento em dia. Há quem diga que o corpo e a mente já estão muito cansados das atividades realizadas durante o dia e, por isso, surge o receio de fazer cursos noturnos. Se esse é o seu caso, vale a dica: saia do trabalho, tome um bom café e vá para o curso. Uma pequena pausa entre uma atividade e outra ajuda a refrescar a cabeça e pode melhorar o processo de aprendizagem.   

 

Aproveite os finais de semana

Existem cursos que são realizados somente aos finais de semana, o que pode ser uma grande vantagem, especialmente para quem trabalha durante todo o dia e estuda à noite ou possui outras atividades noturnas das quais não quer abrir mão. Cursos aos sábados, por exemplo, são excelentes alternativas. E não significa que você perderá todo o fim de semana por isso; basta que haja um pouco de organização e ainda sobrará tempo para descanso e, quem sabe, até uma balada ou aquele encontro especial.

Essa é ainda uma excelente opção para aqueles que não encontram capacitação adequada em sua cidade local e precisam viajar para regiões próximas para encontrá-la. Para esses casos, uma boa dica é chamar alguns amigos para acompanhar na viagem e no processo de qualificação, o que além de tornar a experiência mais prazerosa também pode ajudar a diminuir gastos relativos ao deslocamento e combustível, uma vez que podem ser divididos.

 

Férias não é só para descanso

Existem também cursos que acontecem nos períodos de férias escolares, o que facilita sua conciliação com os horários de trabalho e outras atividades diárias. Pesquise o calendário de cursos e tente acordar com a sua chefia um período de férias próximo ao do curso que deseja realizar. Dessa maneira, você poderá se dedicar à aquisição de um novo conhecimento e ainda relaxar nas horas vagas.

Existem diversas alternativas de cursos e horários, só depende de você encontrar a que melhor se encaixa com a sua rotina de trabalho. Escolha um curso e aproveite!